logo lidercred
logo anfac

Registro ANFAC 2230

Conjuntura nacional. Futuro do Fomento Comercial


 A atual conjuntura brasileira, que está a demandar reflexão e prudência, evidencia a urgência de medidas que possam efetivamente permitir que o Brasil retome seu ritmo de crescimento.

A agenda positiva elaborada pela sociedade brasileira prioriza a adoção de providências que extirpem a leniência no uso do dinheiro público e promovam uma profunda reforma no campo político e no tributário fiscal, capazes de incrementar e agregar valores à economia nacional.

Em nosso entendimento, cabe tão apenas ao Congresso Nacional agir, sem outras delongas, de acordo com sua exclusiva competência constitucional.

Não obstante, o fomento comercial continua desempenhando sua relevante função socioeconômica.

A atividade vem dando robustas provas de sua capacidade de operar sustentada em fortes pilares de um marco regulatório emanado, ao longo do tempo, de criteriosas normas corporativas e institucionais de iniciativa da ANFAC,  com base em normativos infralegais da administração pública federal e em atos legislativos infraconstitucionais.

Sem dúvida e a despeito de certas atitudes idiossincráticas, é inquestionável a experiência positiva da autorregulação, que vige nestes 31 anos, que pode e deve ser interpretada como paradigma de sucesso do fomento comercial.

O cenário que se delineia para o fomento comercial é de que ocorrerão profundas alterações com a introdução de novos processos na área operacional e tecnológica.

Nossas empresas devem se preparar para a implementação de mecanismos de avançada tecnologia da sistemática operacional, com implicações nos controles de natureza tributária fiscal, que atingirão todos os setores da economia. Esse avanço nos permite vislumbrar a possibilidade de trazer benefícios e vantagens para nossas empresas, que, pelo seu objeto, têm condições de acompanhar de perto a vida de suas empresas clientes, identificando e avaliando tempestivamente os seus riscos endógenos e exógenos, para adotar as medidas cabíveis.

Esta é mais uma oportunidade que se oferece às empresas do setor para que se organizem adequadamente para se valorizar e garantir ganhos cada vez mais crescentes de liquidez e rentabilidade.

É certo que a ampliação do escopo e a abrangência de novos produtos, serviços e atividades conexas e correlatas, que se estão incorporando ao objeto do fomento comercial, ganharão espaço no seu mercado, que bem trabalhado, poderá consolidar a invejável posição desfrutada no concerto econômico brasileiro.

Para tanto, permitam-nos ponderar que um trabalho diligente exige esforço, largueza de visão e criatividade. A aplicação da diligência em qualquer atividade sempre traz lucro.

Fonte: Portal da Anfac