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Atividade do comércio cresce 3,7% em 2014


SERASA EXPERIAN

Foi o resultado mais fraco da atividade varejista em 11 anos

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em 2014 cresceu 3,7% em relação ao ano de 2013. Foi o menor ritmo de crescimento da atividade varejista em 11 anos, superando apenas as variações anuais exibidas durante o biênio 2002/2003 (veja quadro abaixo). De 2004 a 2014, o menor crescimento da atividade varejista havia ocorrido em 2013 (alta anual de 5,2%).

 

 

Segundo os economistas da Serasa Experian, o fraco desempenho da atividade comercial registrado em 2014 foi fruto da escalada das taxas de juros no mercado doméstico, da alta da inflação, especialmente durante o primeiro semestre do ano, e do menor grau de confiança dos consumidores, ainda em situação de elevado endividamento e, por isto, mais preocupados em sair da inadimplência que assumir novos financiamentos.

 

Em 2014, a atividade varejista cresceu 3,7% liderada pelo setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (expansão de 3,9%) e pelo de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (alta de 3,4%). Já o setor de combustíveis e lubrificantes subiu 1,2% de janeiro a dezembro de 2014. O segmento de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática acumulou alta de 0,9% e o de veículos, motos e peças acumulou crescimento de 0,4% nesse mesmo período. Por outro lado, as lojas de material de construção viram o movimento dos consumidores cair 6,5% em 2014.

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm

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Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Você também lê esta notícia em:

http://noticias.serasaexperian.com.br/

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Fonte: Portal da Anfac