logo lidercred
logo anfac

Registro ANFAC 2230

Seminário da ANFAC faz sucesso em Bauru - SP


Com a presença de mais de 70 profissionais da área do fomento comercial a ANFAC realizou, no último dia 17, dois Seminários na aprazível cidade de Bauru, situada a 470 km da capital paulista.

O evento, organizado em parceria com o Grupo Centerpar, aconteceu no auditório da ACIB - Associação Comercial e Industrial de Bauru e contou com a presenças do Sr. Divaldo Disposti, presidente do Grupo Centerpar e diretor social da ACIB e do Sr. Paulo Roberto Martinello, presidente da ACIB.  

Na parte da manhã, o Seminário tratou de matéria relativa à prevenção e lavagem de dinheiro, tema que vem exigindo constante atualização e qualificação dos profissionais, além de uma série de procedimentos operacionais que devem ser adotados pelas empresas que militam na área de fomento comercial. 

Resolução COAF nº 21/2013

Segundo Luiz Lemos Leite, presidente da ANFAC, os novos procedimentos, exigidos a partir de 2013, são obrigatórios e devem ser observados por todos os gestores, profissionais e empresas do setor e estão contidos nas disposições regulamentares da Resolução COAF nº 21/2013.

Na oportunidade, Dorival Maso da ANFAC, especialista em gestão de riscos, lembrou que das três grandes classes de riscos, presentes no dia a dia das empresas de factoring, o risco operacional assume, cada vez mais, o protagonismo do sucesso empresarial e deve ser motivo de alvo dos gestores principalmente com os padrões de conformidade e a correta adequação a um COMPLIANCE, em linha com a mais recente legislação.  

O advogado José Luis Dias da Silva, consultor da ANFAC, discorreu sobre os aspectos jurídicos e legais da Lei 9.613/98 e dos procedimentos ordinários, a serem implementados pelas empresas de Factoring, determinados pela Resolução COAF nº 21.

O Contrato de Fomento Comercial

Na parte da tarde o tema do treinamento foi o Contrato de Fomento Comercial, idealizado pela ANFAC em agosto de 1.989. O contrato de fomento comercial padrão ANFAC, respalda as operações desenvolvidas pelas empresas de Factoring associadas.

Temas importantes como a correta qualificação dos clientes, dos responsáveis solidários, avalistas, prepostos e procuradores figuraram entre as principais dúvidas do público presente.

Documentos eletrônicos, nota fiscal eletrônica, duplicata eletrônica, contratos digitais e demais documentos, originados no ambiente digital, completaram boa parte dos debates do encontro.

Sobre o tema "documentos eletrônicos", a ANFAC já tem agendado um segundo Seminário, a ser realizado em São Paulo, no próximo mês de outubro de 2014, com o objetivo de, acompanhando a celeridade da evolução tecnológica, disponibilizar para as empresas do setor as últimas inovações sobre esta matéria.

Clique aqui para visualizar as fotos do evento

.

Fonte: Portal da Anfac