Com a presença de mais de 70 profissionais da área do fomento comercial a ANFAC realizou, no último dia 17, dois Seminários na aprazível cidade de Bauru, situada a 470 km da capital paulista.
O evento, organizado em parceria com o Grupo Centerpar, aconteceu no auditório da ACIB - Associação Comercial e Industrial de Bauru e contou com a presenças do Sr. Divaldo Disposti, presidente do Grupo Centerpar e diretor social da ACIB e do Sr. Paulo Roberto Martinello, presidente da ACIB.
Na parte da manhã, o Seminário tratou de matéria relativa à prevenção e lavagem de dinheiro, tema que vem exigindo constante atualização e qualificação dos profissionais, além de uma série de procedimentos operacionais que devem ser adotados pelas empresas que militam na área de fomento comercial.
Resolução COAF nº 21/2013
Segundo Luiz Lemos Leite, presidente da ANFAC, os novos procedimentos, exigidos a partir de 2013, são obrigatórios e devem ser observados por todos os gestores, profissionais e empresas do setor e estão contidos nas disposições regulamentares da Resolução COAF nº 21/2013.
Na oportunidade, Dorival Maso da ANFAC, especialista em gestão de riscos, lembrou que das três grandes classes de riscos, presentes no dia a dia das empresas de factoring, o risco operacional assume, cada vez mais, o protagonismo do sucesso empresarial e deve ser motivo de alvo dos gestores principalmente com os padrões de conformidade e a correta adequação a um COMPLIANCE, em linha com a mais recente legislação.
O advogado José Luis Dias da Silva, consultor da ANFAC, discorreu sobre os aspectos jurídicos e legais da Lei 9.613/98 e dos procedimentos ordinários, a serem implementados pelas empresas de Factoring, determinados pela Resolução COAF nº 21.
O Contrato de Fomento Comercial
Na parte da tarde o tema do treinamento foi o Contrato de Fomento Comercial, idealizado pela ANFAC em agosto de 1.989. O contrato de fomento comercial padrão ANFAC, respalda as operações desenvolvidas pelas empresas de Factoring associadas.
Temas importantes como a correta qualificação dos clientes, dos responsáveis solidários, avalistas, prepostos e procuradores figuraram entre as principais dúvidas do público presente.
Documentos eletrônicos, nota fiscal eletrônica, duplicata eletrônica, contratos digitais e demais documentos, originados no ambiente digital, completaram boa parte dos debates do encontro.
Sobre o tema "documentos eletrônicos", a ANFAC já tem agendado um segundo Seminário, a ser realizado em São Paulo, no próximo mês de outubro de 2014, com o objetivo de, acompanhando a celeridade da evolução tecnológica, disponibilizar para as empresas do setor as últimas inovações sobre esta matéria.
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Fonte: Portal da Anfac