SERASA EXPERIAN
Um bom relacionamento é construído com transparência e honestidade - e é importante que isso se estenda tanto para as questões do bolso quanto para as do coração. Mas, nem todos os casais agem desta forma. Um levantamento da Serasa feito com 2128 pessoas, por meio de um novo teste disponível no site do SerasaConsumidor (
http://testes.serasaconsumidor.com.br
) apontou que somente 3% dos consumidores não escondem nem esconderiam nada do parceiro quando o assunto é dinheiro.
Desta amostra, 26% admitem conhecer seu parceiro financeiramente pela metade e se sentem desconfortáveis quando o assunto é dinheiro. 25% dos respondentes, apesar de terem certa compatibilidade financeira, não sabem se estão na mesma página e desconhecem o comportamento do parceiro em relação à administração do dinheiro no passado. 20% sabem que têm tudo para viver uma relação duradoura, de confiança e sólida com o parceiro. Porém, há espaço para melhorias.
De acordo com os especialistas da Serasa, o dinheiro é a principal causa de conflito entre os casais. "Sabemos que demora um tempo para que qualquer casal se sinta confortável para discutir sobre finanças, mas para que o relacionamento não degringole, é fundamental que os parceiros entendam o impacto das decisões financeiras no dia a dia e como isso pode afetar a vida a dois, diz a gerente do SerasaConsumidor, Karla Longo.
Já 12% dizem entender o impacto das decisões financeiras no dia a dia e como elas podem afetar a vida de um casal, mas ainda não conseguem ser totalmente honestos e transparentes. Em contrapartida,11% os casais admitem que se for para ter uma relação sólida e saudável com o parceiro, é preciso conversar mais sobre dinheiro. Por fim, 2% não conversam sobre dinheiro com o parceiro.
Fonte: Portal da Anfac