logo lidercred
logo anfac

Registro ANFAC 2230

Pedidos de recuperações judiciais abrem o ano em alta


SERASA EXPERIAN

Aumento foi de 29,7% em relação a janeiro do ano passado

O número recuperações judiciais requeridas subiram 29,7% em janeiro de 2016 na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foi o que mostrou o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações.

Em janeiro/2016, o número de pedidos de recuperação judicial atingiu 96 ocorrências. Na comparação com janeiro de 2015 (74 pedidos), esse número foi 29,7% superior. Entre os 96 requerimentos de recuperação judicial realizados em janeiro/16, 51 foram de micro e pequenas empresas, 23 de médias empresas e 22 de grandes companhias.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, os juros altos e o aprofundamento da recessão econômica, iniciada em meados de 2014, estão afetando a capacidade financeira das empresas brasileiras, favorecendo o aumento de pedidos de recuperações judiciais.

Já o número de falências atingiu 101 ocorrências em janeiro/16, registrando queda de 10,6% em relação a janeiro de 2015, quando 113 requerimentos foram registrados.

As micro e pequenas empresas lideraram também este ranking. Das 101 falências requeridas em janeiro de 2016, 56 foram de micro e pequenas empresas, 25 foram de empresas médias e 20 de grandes empresas.

*Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações:

 

Legenda:

Recuperação Requerida:

Quando a empresa entra com o pedido de recuperação em juízo, acompanhado da documentação prevista em lei, e que será analisado pelo juiz. Neste momento, verificará se o pedido poderá ser aceito.

Recuperação Deferida:

A documentação foi analisada pelo juiz e está correta e o pedido pode prosseguir para a próxima etapa, que será a apresentação do plano de recuperação, mas isso não significa que a recuperação será concedida.

Recuperação Concedida:

Uma vez que passou por todos os passos e cumpridas às exigências de lei, foi acatado o pedido, quando a empresa permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram todas as obrigações previstas no plano.

A série histórica deste indicador está disponível em:

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/falencias_concordatas.htm

.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Você também lê esta notícia em:

http://noticias.serasaexperian.com.br/

.

Fonte: Portal da Anfac