SERASA EXPERIAN
Antes de chegar nesta situação, empresários têm a oportunidade de renegociar dívidas com condições especiais com 90 credores durante o Feirão Limpa Nome Online Empresas, que foi prorrogado até o dia 09
O número de recuperações judiciais requeridas entre janeiro e setembro de 2015 é 44,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. Foram 913 ocorrências contra 631 apuradas nos nove primeiros meses de 2014. O resultado também é recorde para o acumulado dos nove primeiros meses do ano desde 2006, após a entrada em vigor da Nova Lei de Falências (junho/2005).
As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial de janeiro a setembro de 2015, com 466 pedidos, seguidas pelas médias (277) e pelas grandes empresas (170).
Na análise mês a mês, o Indicador também verificou aumento de requerimentos de recuperação judicial em setembro/2015, em relação a agosto/2015, passando de 139 para 147, um aumento de 5,8%. Já na comparação entre setembro/2015 e setembro/2014 a alta foi de 63,3%: de 90 para 147.
Na verificação mensal de agosto, as MPEs também ficaram na frente com 73 requerimentos, seguidas pelas médias empresas, com 49, e as grandes com 25.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta do dólar, das taxas de juros e o aprofundamento da recessão econômica estão prejudicando a solvência financeira das empresas, seja por pressões de custos, seja por queda na geração de caixa. Assim, o crescimento do número de requerimentos de recuperações judiciais reflete este quadro de maiores dificuldades.
Falências
Nos primeiros nove meses do ano foram realizados 1.326 pedidos de falências no país, um aumento de 5,0% em relação a igual período de 2014, quando foram registrados 1.263. Do total de requerimentos de falência efetuados de janeiro a setembro de 2015, 691 foram de micro e pequenas empresas (de janeiro a setembro/2014 o número foi de 640); 310 de médias empresas (em igual período do ano passado, 312) e 325 pedidos de grandes empresas (em 2014, 311).
Ainda segundo o Indicador, em setembro/2015, foram requeridas 170 falências, queda de 8,1% em relação ao mês anterior, quando ocorreram 185 solicitações. Já em relação a setembro/2014 (com 181 falências requeridas) o decréscimo foi de 6,1%.
As micro e pequenas empresas foram responsáveis pelo maior número de pedidos de falência em setembro/2015: 93. Em seguida, as empresas médias, com 43 solicitações, e as grandes com 34.
*Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações:
Legenda:
Recuperação Requerida:
Quando a empresa entra com o pedido de recuperação em juízo, acompanhado da documentação prevista em lei, e que será analisado pelo juiz. Neste momento, verificará se o pedido poderá ser aceito.
Recuperação Deferida:
A documentação foi analisada pelo juiz e está correta e o pedido pode prosseguir para a próxima etapa, que será a apresentação do plano de recuperação, mas isso não significa que a recuperação será concedida.
Recuperação Concedida:
Uma vez que passou por todos os passos e cumpridas as exigências de lei, foi acatado o pedido, quando a empresa permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram todas as obrigações previstas no plano.
A série histórica deste indicador está disponível em:
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/falencias_concordatas.htm
.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.
Você também lê esta notícia em:
http://noticias.serasaexperian.com.br/
.
Feirão Limpa Nome Online Empresas
Para as empresas inadimplentes, a Serasa Experian realiza entre os dias 28 de setembro e 09 de outubro, o Feirão Limpa Nome Online. Os empresários que estão em situação de inadimplência terão a chance de renegociar dívidas em atraso pela internet. O serviço gratuito conta com a participação de 90 credores de vários segmentos, dispostos a oferecer condições especiais, como prazos e descontos, para que as empresas negativadas regularizem as finanças.
O empresário deve acessar o site
www.limpanomeempresas.com.br
, se cadastrar e verificar se os credores com os quais ele possui pendências financeiras relacionadas na base de dados da Serasa estão participando. Ao escolher e clicar no nome da companhia com a qual se deseja negociar surgirá uma nova janela apresentando as pendências da empresa inadimplente e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, site e chat). Em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto de pagamento já esteja à disposição a partir de uma proposta inicial feita pelo credor. O serviço funciona 24 horas por dia (algumas empresas disponibilizam ainda outros canais de atendimento com horários específicos de funcionamento).
Fonte: Portal da Anfac