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Movimento nas lojas tem queda de 8,2% no primeiro bimestre de 2016


SERASA EXPERIAN

Ano bissexto impede recuo e atividade do comércio avança 0,6% em fevereiro

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 0,6% em fevereiro/16 na comparação com o mês imediatamente anterior (jan/16), já contemplando os devidos ajustes sazonais. Em relação mesmo mês do ano passado (fev/15), a retração da atividade varejista em fevereiro de 2016 foi de 6,6%. No acumulado do primeiro bimestre de 2016, a atividade varejista caiu 8,2% na comparação com o primeiro bimestre de 2015.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a pequena alta de 0,6% na atividade varejista em fevereiro/16 foi favorecida pelo calendário bissexto deste ano, o que acabou gerando um dia a mais de movimento varejista em fevereiro de 2016. Contudo, isto foi insuficiente para reverter a queda interanual (contra o mesmo mês do ano passado) da atividade varejista, sinalizando que a tendência do segmento ainda é de retração.

Em fevereiro/16, a atividade varejista foi maior em relação ao primeiro mês deste ano nos setores de material de construção (+1,6%) e no de combustíveis e lubrificantes (+0,3%). Houve estagnação (variação nula) no setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática. O segundo mês deste ano registrou retrações da atividade varejista dos setores de veículos, motos e peças (-4,5%) e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-2,2%).

No acumulado do primeiro bimestre de 2016, apenas o segmento de combustíveis e lubrificantes, com variação de 5,8%, está com crescimento positivo em relação ao primeiro bimestre de 2015. Todos os demais segmentos varejistas estão com retração em relação ao acumulado dos primeiros dois meses do ano passado: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-5,9%); móveis, eletroeletrônicos e informática (-12,3%); veículos, motos e peças (-19,0%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-14,5%); material de construção (-2,4%).

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

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http://noticias.serasaexperian.com.br/

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Fonte: Portal da Anfac