SERASA EXPERIAN
Uma das explicações para o pico de acessos ao serviço gratuito da Serasa Experian neste dia da semana pode ser o fato dos credores concentrarem as abordagens aos consumidores às segundas-feiras
Nos primeiros sete meses de 2014, a maioria, 26%, dos 4,4 milhões de pessoas acessaram o serviço Limpa Nome Online da Serasa Experian (
www.serasaconsumidor.com.br
) para conhecer as condições de suas dívidas e limpar o nome, acessaram o site às terças-feiras, com visitas concentradas no horário do almoço, entre 11h e 15h. No decorrer da semana, a porcentagem de acessos vai decrescendo: 20% às quartas, 16% às quintas, 12% às sextas, 5% aos sábados e 4% aos domingos. Na segunda-feira o número de internautas volta a crescer e chega a 17%. "Uma das explicações para o pico de acessos às terças nesse horário é o fato de os credores atuarem a todo vapor às segundas-feiras, retomando os trabalhos suspensos no domingo", afirma o superintendente de Informações sobre o Consumidor da Serasa Experian, Vander Nagata "É a prova de que o consumidor, após ser cobrado, busca alternativas para solucionar suas pendências financeiras." O segundo dia mais forte no número de acessos ao Limpa Nome Online é a quarta-feira, ainda um reflexo do movimento do dia anterior.
O levantamento apontou que 6,2 milhões de internautas acessaram o site SerasaConsumidor entre janeiro e julho. Deste total, 70% (4,4 milhões) eram consumidores querendo saber se tem dívidas atrasadas e conhecer as condições de renegociação. Com isso, 303.667 pendências financeiras foram pagas no período, totalizando R$ 998.078.508,50. Os demais (30%) buscavam outros serviços ao consumidor, como cadastro de documentos roubados.
A faixa etária mais presente nas negociações via web, entre janeiro e julho, foi a compreendida por pessoas entre 25 e 34 anos, que representaram 40,1% do total, seguida pelo grupo etário entre 18 e 24 anos, com 25,6%. Na terceira colocação, pessoas entre 35 e 44 anos, com 18,4% do total de acessos.
Na analise regional, os Estados que lideraram as negociações via Limpa Nome Online nos sete primeiros meses do ano foram, respectivamente, São Paulo (37,6%), Rio de Janeiro (11,5%), Minas Gerais (11,2%) e Paraná (6,1%).
Passo a passo Limpa Nome Online
Confira de que maneira, com alguns passos simples, você pode resolver suas pendências financeiras e voltar a ter o nome limpo:
1. Faça as contas
Comece avaliando cuidadosamente as contas, de preferência, coloque tudo no papel ou na tela do computador: qual sua renda mensal e quanto já está comprometido com despesas que não podem ser cortadas ou reduzidas? O objetivo desse processo é simples: descobrir o valor disponível mensalmente passível de ser utilizado no pagamento de dívidas.
2. Quantas pendências?
Em seguida, acesse o Limpa Nome Online (
http://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online
) e verifique quantas pendências financeiras existem - estudos da Serasa Experian indicam que cada consumidor inadimplente possui, em média, quatro dívidas. Anote a proposta que feita pelas empresas credoras.
3. Se achar necessário, peça ajuda a alguém confiável
O processo de acertar as contas e pagar dívidas exige cuidado. Avalie quanto você pode pagar em cada pendência. Se achar necessário, peça ajuda para parentes ou amigos. É importante que seja alguém de sua confiança. A presença de outra pessoa nesse momento ajuda a dar segurança na hora de avaliar, de forma mais racional, ajudando a definir quanto pagar, se a proposta do credor é boa e se é possível honrar o pagamento.
4. Eleja as prioridades e renegocie suas dívidas
Após saber exatamente quanto pode pagar, comece a negociar suas dívidas pelo site. Lembre-se de que o total das prestações não deve ultrapassar o valor disponível de sua renda. Caso exista mais de uma pendência, tente negociar de forma que todas as prestações juntas caibam nesse orçamento. Estabeleça prioridades usando como critério as dívidas com juros mais elevados.
5. Controle seus gastos
Enquanto estiver pagando as dívidas negociadas, controle seus gastos e, se possível, tente reduzir despesas. Por meio do link
http://serasaconsumidor.com.br/guia-orientacao/
você tem acesso ao Guia de Orientação ao Cidadão Serasa Experian, desenvolvido para ajudar o consumidor a controlar melhor sua vida financeira.
Fonte: Portal da Anfac