logo lidercred
logo anfac

Registro ANFAC 2230

Inadimplência de consumidores e empresas bate recorde histórico


SERASA EXPERIAN

Brasil tem hoje 57,2 milhões de brasileiros com dívidas em atraso; empresas negativadas já totalizam 4,0 milhões. Empresários podem aproveitar último dia do Feirão Limpa Nome Online para acessar dívidas e renegociar

Os números de empresas e consumidores inadimplentes bateram recorde histórico em agosto, segundo estudo feito pela área de big data da Serasa Experian. O Brasil tem hoje com 57,2 milhões de brasileiros inadimplentes. Número é o maior já registrado desde que foi criado o levantamento, em 2014. Dívidas, somadas, totalizam R$ 246 bilhões. O estudo apontou, também, que o número de empresas inadimplentes chegou a 4,0 milhões, o maior já registrado. Essas companhias possuem R$ 91 bilhões em dívidas.

O estudo revelou, ainda, que do total de companhias inadimplentes, 46% são comerciais (comércio de bebidas, vestuário, veículos e peças, eletrônicos, entre outros), 44% são do segmento de serviços (bar, restaurante, salões de beleza, turismo, entre outros) e 9% são indústrias. As empresas que estão inadimplentes têm até hoje, 9 de outubro, para acessar o Feirão Limpa Nome Online para empresas da Serasa Experian no endereço

www.limpanomeempresas.com.br

.

Os empreendedores podem acessar o serviço para checar se possuem pagamentos em aberto com 90 credores cadastrados. O serviço é totalmente gratuito e mostra, também, qual a proposta de pagamento do credor, com condições especiais e descontos de até 80%. "As empresas podem acessar o serviço sem compromisso e tirar dúvidas sobre quais são suas dívidas. Além disso, também é possível renegociar o débito", afirma Rodrigo Sanchez, gerente executivo de produtos para empresas da Serasa Experian.

Neste Feirão, o segundo realizado pela Serasa para empresas, houve 10 vezes mais acessos que no Feirão de 2014. A quantidade de acessos foi calculada após as empresas efetuarem o logon, onde já podem visualizar a dívida e os canais de renegociação. Ou seja, houve 10 vezes mais tentativas de renegociação nesta edição do Feirão em comparação com o ano passado.

Do total de empresas que acessaram, 89% são de micro ou pequeno porte. A maioria é do estado de São Paulo (44%), seguido pelo Rio de Janeiro (9%), Minas Gerais (8%) e Paraná (6%). Na divisão por região, a grande maioria das empresas (63%) é proveniente da região Sudeste, e em segundo lugar vem a região Nordeste (14%). O Sul fica em terceiro lugar no ranking (13%), seguido por Centro-Oeste (6%) a região Norte (4%).

O segmento que mais procurou o serviço gratuito foi o de serviços para empresas, que representa 21% dos acessos, seguido por serviços para pessoa física (16%), varejo de bens duráveis (16%), varejo de bens não duráveis (8%) e atacado de bens duráveis (6%). No Brasil todo, 89% das empresas que procuram o Feirão são de pequeno porte: 89%.

Para ter acesso a suas dívidas, o empresário deve acessar o site

www.limpanomeempresas.com.br

, se cadastrar e verificar suas pendências financeiras com 90 credores. Nesta edição do Feirão Limpa Nome Empresas o cadastro de acesso não requer validação do Certificado Digital, tornando o processo ainda mais simples e ágil, mas mantendo a segurança de navegação graças ao sistema antifraude Fraudnet, desenvolvido pela Serasa Experian. Assim, o empresário pode acessar o Feirão Limpa Nome Online de qualquer computador, pois a proteção dos dados da empresa está garantida.

Ao escolher e clicar no nome da companhia com a qual se deseja consultar a dívida ou negociar surgirá uma nova janela apresentando as pendências da empresa inadimplente e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, site e chat). Em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto de pagamento já esteja à disposição a partir de uma proposta inicial feita pelo credor. O serviço funciona 24 horas por dia (algumas empresas disponibilizam ainda outros canais de atendimento com horários específicos de funcionamento).

Me Proteja Empresas

Nesta edição do Feirão Limpa Nome Online Empresas, os empresários que se cadastrarem poderão usufruir grátis, por 30 dias, do MeProteja Empresas, serviço de monitoramento de CNPJ, da Serasa Experian, que avisa sobre qualquer alteração nos documentos cadastrados para serem acompanhados. Alertas sobre inclusão ou exclusão de protestos, pendências financeiras, recuperações judiciais e extrajudiciais, falências, ações cíveis e dívidas vencidas da própria empresa são gerados e encaminhados via e-mail.

O usuário também é comunicado quando ocorrem inclusões de dívidas bancárias e não bancárias em nome da empresa, antes da divulgação ao mercado. Dessa forma é possível conferir se a cobrança procede ou não. O conhecimento prévio de problemas envolvendo o CNPJ garante tempo hábil para os gestores agirem e reverterem a situação.

Cadastro Positivo pode ajudar as empresas na tomada de crédito

Em tempos de crédito escasso, o Cadastro Positivo pode ajudar as Micro e Pequenas Empresas em financiamentos. Com a crise e a expectativa de recuperação mais lenta da economia, as instituições tendem a frear financiamentos por medo da inadimplência. O acesso às informações positivas das MPEs, como compromissos e hábito de pagamento com o mercado e bancos, é um recurso importante para facilitar o crédito

O Cadastro Positivo permite que as instituições financeiras vejam as contas pagas, o que pesa na decisão de crédito, ao contrário do sistema anterior, quando apenas os registros negativos eram considerado

Para aproveitar as vantagens do Cadastro Positivo, o micro e pequeno empreendedor pode abrir seu Cadastro Positivo nas unidades da Serasa, pelo site

www.cadastropositivoempresas.com.br

e nas agências bancárias.

Se for por meio do site, autorização do deve ser feita com o uso do Certificado Digital. Caso o empresário opte por fazer a adesão ao Cadastro Positivo, em uma agência da Serasa Experian, ele deverá apresentar documentos comprobatórios da empresa e dele como seu representante legal. A lista completa de documentos exigidos está presente no site do Cadastro Positivo da Serasa Experian.

A relação dos endereços das agências da Serasa Experian encontra-se no site:

www.serasaconsumidor.com.br/atendimento/agencias

.

Fonte: Portal da Anfac