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Demanda do consumidor por crédito recua 0,5% em 2014


SERASA EXPERIAN

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito recuou 0,5% no acumulado do ano de 2014 comparativamente ao ano de 2013. Foi o terceiro ano consecutivo de fraco desempenho da demanda do consumidor por crédito já que, no biênio de 2010/ 2011, as expansões da procura do consumidor por crédito foram bem mais expressivas: altas de 16,4% e 7,5%, respectivamente (veja quadro abaixo).

 

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta da inflação, os esforços do consumidor em reduzir seus níveis de endividamento e de inadimplência, a escalada das taxas de juros e do custo do crédito, a alta do dólar e o grau reduzido dos índices de confiança dos consumidores, determinaram um desempenho negativo da demanda do consumidor por crédito no ano de 2014.

Análise por classe de renda pessoal mensal

 

No ano de 2014, a maior queda na busca por crédito ocorreu para os consumidores que ganham até R$ 500 por mês (recuo de 17,2% frente o ano de 2013). Os consumidores de mais altas rendas, isto é, os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 e os que recebem mais de R$ 10.000 mensais exibiram recuos quase idênticos no ano passado: 3,8% e 3,9%, respectivamente. Os consumidores com renda mensal entre R$ 500 e R$ 1.000 exibiram queda de 1,0% em suas demandas por crédito. Apenas os consumidores com rendas intermediárias, isto é, os que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 mensais e os que ganham entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês, registraram aumentos em suas demandas por crédito em 2014: 5,4% e 0,6%, respectivamente.

Análise por região

A queda da procura por crédito no acumulado no ano de 2014 foi mais expressiva na região Sul (3,4%), seguida pelas quedas quase idênticas de 2,2% e de 2,1% verificadas nas regiões Norte e Nordeste, respectivamente. Na região Sudeste, a demanda do consumidor por crédito ficou praticamente estagnada no ano passado (alta de apenas 0,1% em relação ao ano de 2013). A região Centro-Oeste foi a única que exibiu crescimento da demanda dos seus consumidores por crédito no ano passado: expansão de 7,5% frente ao ano de 2013.

 

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

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Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Você também lê esta notícia em:

http://noticias.serasaexperian.com.br/

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Fonte: Portal da Anfac