logo lidercred
logo anfac

Registro ANFAC 2230

ANFAC inicia em Bauru a segunda geração de treinamentos sobre a Resolução COAF nº 21


Objetivo é tirar as dúvidas dos associados e empresários do setor de factoring quanto à aplicação da norma

Com a entrada em vigor, desde 1 de março, da Resolução nº 21 do COAF - Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o mercado de factoring vem se adaptando a uma nova realidade. Para auxiliar associados e empresários do setor, a ANFAC - Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil - Factoring, tem realizado cursos com o objetivo de esclarecer o assunto. No último dia 21 começou a segunda geração de treinamentos sobre a Resolução COAF nº 21,  na cidade de Bauru (SP).

"A segunda geração de treinamentos é aquela que não está mais focada em explicar a Resolução COAF nº 21 e sim elucidar as dúvidas dos empresários quanto à aplicação da norma. Nesses novos treinamentos o empresário tem a oportunidade de verificar se compreendeu efetivamente os objetivos da Resolução, e se vem no dia a dia aplicando corretamente as regras de prevenção e combate a lavagem de dinheiro", explica Luiz Lemos Leite, presidente da ANFAC.

Para os participantes do treinamento, o aprendizado foi grande. Segundo Divaldo Disposti, do Grupo Centerpar (Bauru, SP), tudo que foi explicado no curso será útil para o trabalho em sua empresa. "A linguagem foi clara, e com explicações tanto para a implantação como para a pós-implantação. Eu já tinha participado dos primeiros cursos sobre a Resolução COAF nº 21, mas ainda achava tudo muito confuso e tinha dúvidas. Agora, com esse novo curso, o que foi explicado veio ao encontro com as necessidades do meu dia a dia, e me fez compreender melhor esta nova norma do setor. O curso atingiu totalmente os meus objetivos e eu só tenho a agradecer a ANFAC por essa iniciativa".

Gilberto Zanluchi, da Zan Luck Factoring (Avaré, SP), explica que a forma interativa como o curso foi administrado chamou a sua atenção. "Tanto o Dr. Luiz Lemos Leite como o José Luis Dias da Silva, assessor jurídico da Presidência da ANFAC, foram muito felizes em suas explicações sobre a aplicação da Resolução COAF nº 21 no trabalho diário dos profissionais de factoring. E o mais gratificante de fazer esse curso foi a participação de cada profissional que estava presente, cada um expondo suas dúvidas, e tendo o esclarecimento imediato sobre o assunto. Achei realmente muito bom esse modo interativo como o curso foi realizado, porque dessa forma os associados e empresários do setor podem trocar ideias", explica Zanluchi, ressaltando que está no mercado de factoring há 18 anos e já participou de outros cursos da ANFAC.

As mudanças nas normas que regem a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, começaram em 9 de julho de 2012, quando foi sancionada a Lei nº 12.683, alterando a Lei nº 9.613/98 para tornar mais eficiente a persecução penal dos crimes de lavagem de dinheiro. A norma ampliou o rol de pessoas físicas e jurídicas que devem prestar informações ao COAF. Ao mesmo tempo, definiu como crime de lavagem de dinheiro, de acordo com seu artigo 1º, ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal.

Em 20 de dezembro de 2012, o COAF, com base nas Leis citadas, divulgou a Resolução nº 21 estabelecendo novos critérios e procedimentos a serem adotados pelas empresas de fomento comercial. A Resolução nº 21 entrou em vigor em 1 de março deste ano.

 

Fonte: Portal da Anfac