logo lidercred
logo anfac

Registro ANFAC 2230

Agência de turismo que deu calote na região de Santo André (SP) acumulava dívidas desde 2011


SERASA EXPERIAN

Quem pretende viajar no carnaval ou nos próximos feriados, deve se atentar à idoneidade da empresa antes de fechar um pacote. No mercado desde 2004, uma agência de turismo de Santo André, na Grande São Paulo, realizou o sonho de muitos viajantes. Mas também foi recentemente o pesadelo de outros, que pagaram por viagens não concretizadas ou por outras cumpridas, mas sem os serviços e a qualidade que constavam em contrato. Para os especialistas da Serasa Experian, é impossível prever quando um prestador dará o calote em seus clientes. Porém, existem fortes indícios sobre como anda a saúde financeira da empresa, que são acessíveis às pessoas físicas. Um deles é o serviço VocêConsulta Empresas*, desenvolvido pelo SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian voltado ao consumidor.

A ferramenta fornece informações completas sobre o CNPJ consultado. Protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, telefone, participação societária, falências e a existência legal da companhia consultada são itens que constam no relatório do VocêConsulta Empresas, que, mediante contrato, é acessado via internet de qualquer lugar, em tempo real. O custo para uma consulta é de R$ 16,90. "O investimento do consumidor é pequeno se compararmos com o prejuízo que uma compra às cegas pode representar", diz o superintende do SerasaConsumidor, Júlio Leandro.

De acordo com os dados do VocêConsulta Empresas, a agência de turismo de Santo André colecionava 27 pendências comerciais, referidas entre agosto de 2012 e novembro de 2013, além de cheques sem fundo e nove protestos, sendo um deles de julho de 2012, no valor de R$ 24.296,00. "A data das ocorrências denota que as finanças já davam sinais de instabilidade há tempos", diz o executivo. "Por isso, as pessoas lesadas mais recentemente teriam chance de conhecer esse histórico e condições de avaliar o risco de assinar um contrato com pagamento prévio. É fato que a grande maioria não arriscaria", opina Júlio.

Segundo ele, a solução abre uma via de acesso entre cliente e empresa. "Da mesma forma que as companhias avaliam informações cadastrais de seus compradores, estes têm uma ferramenta confiável para saber quem é o prestador. O conhecimento é fundamental, principalmente quando há necessidade de desembolso antecipado, como nos casos de compras online, pacotes de viagem, contratação de bufês, organização de eventos, serviços de filmagens, fotografias etc." 

*O VocêConsulta Empresas é uma ferramenta destinada para decisões de crédito e realização de negócios. Todavia, qualquer uso diverso deste é vedado, segundo o termo assinado pelo consumidor quando realiza a consulta ao VocêConsulta Empresas.

Fonte: Portal da Anfac